domingo, 6 de janeiro de 2013

O que eu vi na domingueira...

Mais 10 páreos foram disputados neste domingo em Cidade Jardim. Dia em que os dois maiores favoritos da tarde vingaram: Pontcho e Garota do Verde. Confira o resumo da reunião:

Em um páreo desfalcado de valores, mais um penqueiro paranaense fez a sua estreia em Cidade Jardim. Pontcho (J.Aparecido) venceu, mas não convenceu. Deixou a apenas quatro corpos e meio o Mais que um Sonho. Confesso que esperava mais do filho de Giant Gentleman. No final, o J.Aparecido fez posição, mas ele não conseguiu correr na frente do Cassino Real. O tempo manual ficou em 55''2.



O cânter mostrou que a Bee Movie (V.Leal) estava no último furo. Bem corrida pelo Leal, vinha na curva como barbada. E na reta passou por cima das rivais. Lusinga D'Amore e Hump the Bump disputaram a dupla. Houve reclamação no páreo, mas acredito que a Comissão de Corridas acertou em confirmar a carreira na ordem de chegada.

Dobradinha do Tango na terceira carreira. Deu certo a tática da cocheira para cima da Lune Sainte e Affinity (J.Aparecido) foi para o disco. Prejudicada, a faixa dela, Victoria Station, reacionou num bom esforço final e garantiu o placê único da parelha. A americana Lune Sainte decepcionou mais uma vez, apesar de ter ido com lasix pela primeira vez. Vai ganhar logo e só.

E a Garota do Verde fez as pazes com o vencedor. Corrida contida pelo J.Aparecido (na curva ela queria rédeas, mas o jóquei não deixou), a filha de Crimson Tide venceu bem. Mostrou um bom final: percorreu os últimos 200m em 11''76. A distância para a segunda colocada até que não foi tão grande (um corpo e 1/4), mas avalio que ela cumpriu bem o seu papel.

Apesar de ter prejudicado as rivais na reta oposta (largou de facão para fora e abriu um pouco antes da entrada da curva), Dit Zah contou com direção inspirada do V.Leal. Fez tudo certo no disco B. Curva colada aos paus e partida curta nos 200m finais. Deu certo e a filha do Romarin foi pra foto. Acredito que as demais ainda vão demorar a ganhar.

A primeira do Vista Verde na tarde. Em boa direção da Josiane, Garden Keeper venceu em boa atropelada. Confesso que não entendi a direção do J.Aparecido no Código de Honra e do N.Cunha no Reality Check. Envolveram-se numa briga suicida na reta oposta e sentaram na raia no fim. Reality Check fez quinto; Código de Honra, penúltimo. Garden Keeper não teve nada com isso e, nos 300m finais, quem tinha as pules dele já se preparava para ir ao guichê.

Trifeta dos filhos de Silent Name (em geração repleta de filhos de Elusive Quality é ele quem tem dado as cartas). O Valiant Cat (V.Leal) ganhou muito bem a Prova Especial Rafael de Barros Filho e chegou correndo no disco o irmão da Hail Glory: 11''74 nos 200m finais, melhor do que a Garota do Verde. Mas confesso que quero rever o tira-teima contra o Voodoo Daddy (J.Gulart). O pupilo do J.L.Aranha praticamente não teve pista livre na primeira parte do percurso. Considero acertada a desclassificação do Voo do Falcão (J.Aparecido) para o terceiro posto. Confiram:



Deu Old Friends na primeira prova clássica de 2013 em Cidade Jardim. Vitória firme da Regards (V.Leal). Fez todo o percurso por dentro, aproveitou a brecha dada pela Rota da Guanabara (W.Blandi) e foi para o disco. Aliás, a vitória dela lembrou demais o primeiro êxito clássico da Pippa (Hussonet). Invicta na areia, a Regards mostrou muitas qualidades. Olho vivo na filha de Northern Afleet:


  
A mais impressionante demonstração de poderio locomotor da tarde: Golden God, no double do Vista Verde. Chegou voando no disco o filho de Public Purse. Estou impressionado com a ação final do conduzido de A.Queiroz. Percorreu os 200m em 11''55 (a melhor da tarde) e passou por cima do favorito Psarou, que foi corrido barbada pelo V.Leal. Pode ser um dos grandes nomes nas provas clássicas do primeiro semestre. Mantendo esse padrão é nome certo no GP São Paulo, em maio. Olhem isso:



Joe Owen (J.Aparecido) confirmou os matinais e se mandou para o disco. Muito esquisita a corrida do Primaveril. Largou junto, mas sobrou após a partida. Quero ver o livro de ocorrências. Absinto está totalmente fora de forma.

A direção nota zero: N.Cunha (Reality Check) e J.Aparecido (Código de Honra) pela luta suicida.
A direção nota 10: V.Leal (Regards)
A pisada na bola: Primaveril. Tem explicação?
O destaque: a atropelada do Golden God. Que ação final! 
Carimbo na próxima: Voodoo Daddy.






3 comentários:

  1. Não coloco a culpa no Aparecido pelo Código de Honra. O animal teve claudicação... Mas q eu lembre as vitórias do Código sempre foi correndo 3 ou 4 na ponta. O trem saiu realmente ligeiro, mas acredito q a ordem do treinador foi ir pra ponta de todas as maneiras. Pois nas últimas duas enfrentou o Nhoque ( impossivel correr na frente deste), ou seja, nao atuou na frente e consequentemente, nao figurou no páreo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela participação, Enrico. Muito bom o contraponto. Como disse no Facebook, acredito que a manqueira pode explicar o fracasso. Mas que a direção foi ruim, ainda acho que sim. Mas é sempre muito bom termos outra visão sobre um assunto. Abs!

      Excluir
  2. Roberto, concordo com todas as suas observações, e irei acrescentar as minhas:
    1-acho o Golden God candidato sério ao GP São Paulo. Este cavalo está em franca evolução.
    2-O Aranha gosta muito do Voodoo Daddy, e o Neverending está com um bom produto nas cocheiras. Esta turma merece, pois são muito boas pessoas, tanto o Marco Antonio (titular) quanto os filhos dele.
    3-Estou impressionado com o inicio do Silent Name...
    4-a iniciativa da APPS em publicar o resultado dos leilões realmente é digna de elogios e deveria ser copiada pelas outras 02 agências promotoras de leilão, pois isto demonstra credibilidade, e proporciona ao turfista uma boa ferramenta de acompanhamento dos animais durante a sua campanha.
    Um abraço.
    Tarcisio Vesiani

    ResponderExcluir